top of page

Atualização e discussão sobre boas práticas para o cultivo de eucalipto em Mato Grosso

  • 12 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

A  AREFLORESTA-MT, em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Alta Floresta, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e a Flora Sinop, conduziu um workshop nesta sexta-feira (10/05) para a atualização do “Manual de Boas Práticas para o Cultivo de Eucalipto em Mato Grosso”. 



O evento foi mediado pelo Vice-Presidente Glauber e pelo Dr. Maurel Behling da Embrapa Agrossilvipastoril, e caracterizou-se por um debate aprofundado sobre as práticas correntes e os desafios enfrentados na produção de eucalipto no estado. 


Os participantes do encontro compartilharam as dificuldades encontradas no cultivo do eucalipto e propuseram ações estratégicas para aprimorar a produção e impulsionar o setor florestal para atender a crescente demanda por biomassa. 


Os autores do manual, Dr. Maurel Behling, Dr. Marco Antônio da UNEMAT e Jaldes Langer da Flora Sinop, reuniram as contribuições relevantes para integrar na próxima edição do manual. 



Com a conclusão do workshop, o manual será revisado para atender as necessidades dos produtores e as exigências do mercado. 


A analista Francielle Fonseca, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), apresentou as iniciativas estratégicas do governo estadual para estimular o setor. 


O resultado do workshop foi a identificação e o alinhamento das demandas prioritárias do setor produtivo de florestas, com ênfase no cultivo de eucalipto.


Para os produtores presentes, o evento representou uma valiosa oportunidade para a troca de experiências e estudos de caso. 


O debate contou com a participação de representantes das empresas associadas, incluindo FS Bioenergia, KLM Reflorestadora, Flora Sinop, Ziani Florestal, Implanta Mudas, Teca do Brasil e Verde Floresta


O workshop também contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT).


Fonte: Cibele Kotsubo AREFLORESTA em 10/05/2024

 
 
 

Comentários


bottom of page