top of page

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Anuncie aqui!

Fundo de concreto

Pesquisa de Mercado

Avaliação de Tendências

Nossos profissionais qualificados estão prontos para auxiliar na análise de dados e na definição de estratégias eficazes de marketing.

Análise de Dados

Pesquisa de Consumidor

Conte com nossa expertise em estudos de mercado e avaliação de tendências para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Estratégias de Marketing

Feedback de Cliente

Obtenha feedback detalhado dos seus clientes para aprimorar a experiência e a satisfação do consumidor.

Uma mulher olhando gráficos na tela

30% DA SAFRA DE GRÃOS BRASILEIRA SERÁ PRODUZIDA NO MT.

ree

Mato Grosso será responsável por produzir quase 30% de toda safra de grãos do Brasil em 2023. É o que aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu boletim da Safra de Grãos, divulgado nesta quarta-feira (11). Os dados apresentados apontam que o Brasil deve produzir 310,9 milhões de toneladas de grãos. Desse montante, Mato Grosso vai produzir 90,897 milhões de toneladas.


O segundo maior produtor de grãos será o estado do Paraná, com uma safra estimada em 45,041 milhões de toneladas, sendo acompanhado pelo Rio Grande do Sul, que deve produzir 38,516 milhões de toneladas. Portanto, o estado do Centro-Oeste produzirá mais do que os estados que ocupam o segundo e terceiro lugar no ranking.


A Conab também destaca que as principais culturas de Mato Grosso, o milho e a soja, foram beneficiadas com o volume de chuvas em dezembro, o que favoreceu o desenvolvimento das plantas. O plantio de milho já foi concluído, enquanto a soja começa a ser colhida, principalmente nas áreas que serão convertidas para a semeadura do algodão na sequência.


A última estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada em dezembro, diz que o estado vai produzir 41,46 milhões de tonelada de soja, em uma área de 11,81 milhões de hectares. Já a produção de milho deve alcançar 46,41 milhões de toneladas. A área utilizada para o cereal é de 7,42 milhões de hectares.


A Conab aponta também que cerca de 5% da safra de algodão já foi semeada e que o clima está propício para a cotonicultura, pois as chuvas se mostraram regulares, até o momento, permitindo umidade do solo para o desenvolvimento inicial das plantas. A área para o algodão é de 1,18 milhão de hectares e a estimativa de produção é de 4,91 milhões de toneladas.


O setor também deve continuar sendo beneficiado pelas altas cotações das commodities, que devem se estabilizar com os preços ‘nas alturas’, de acordo com o economista Vivaldo Lopes. Ao Estadão Mato Grosso, Vivaldo lembra que as commodities agrícolas valorizaram muito em 2021 e 2022, mas que agora a tendência é de estabilização, com pequenas flutuações nos preços.


“Os preços subiram muito de 2020 para cá, mas não devem subir em 2023, tanto os preços internacionais, como os preços locais. […] Então, eu vejo que vai estabilizar em patamares altos, tanto o preço da arroba do boi, como do algodão, da soja e do milho, pois se você comparar com 2019, houve um crescimento muito forte”, avalia o economista.


Fonte: Nortão MT


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Explore o mtlinks

Aqui têm oportunidades para você se desenvolver ainda mais!

skyline da cidade

Explore Cidades

Divulgue sua empresa e encontre tudo o que precisa

Verificando as notícias online

Publique Notícias 

Novidades do mundo empresarial do nosso Estado

apresentação

Divulgue Eventos

Solução completa para divulgar os seus eventos!

Parceria

Contrate Profissionais

Anuncie uma oportunidade de emprego ou parceria em algum negócio

bottom of page