top of page

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Anuncie aqui!

Fundo de concreto

Pesquisa de Mercado

Avaliação de Tendências

Nossos profissionais qualificados estão prontos para auxiliar na análise de dados e na definição de estratégias eficazes de marketing.

Análise de Dados

Pesquisa de Consumidor

Conte com nossa expertise em estudos de mercado e avaliação de tendências para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Estratégias de Marketing

Feedback de Cliente

Obtenha feedback detalhado dos seus clientes para aprimorar a experiência e a satisfação do consumidor.

Uma mulher olhando gráficos na tela

Lucas do Rio Verde : Secretaria de Saúde alerta sobre a situação epidemiológica de síndromes gripais

ree

Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem observado o aumento de atendimentos nas unidades de saúde de pacientes com sintomas virais, sendo a maior parte, sintomas respiratórios. Pensando nisso, emitiu o alerta à população a respeito dos cuidados.


A influenza (gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.


Os principais sintomas da gripe são:


- Febre;


- Dor de garganta;


- Tosse;


- Dor no corpo;


- Dor de cabeça.


Nos adultos, o quadro clínico pode variar de intensidade. Na criança a febre pode ser mais alta, sendo comum o aumento das ínguas cervicais e também quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais. No idoso em geral, a febre não atinge níveis tão altos.


Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como: calafrios, mal-estar, Cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração, secreção nasal excessiva. Podem ainda estar presentes os seguintes sinais e sintomas: diarreia, vômito, dadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes


A secretária de saúde Drª Fernanda Heldt Ventura informa ainda, que alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em gestantes, indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. Os sinais de agravamento do caso são: dificuldade para respirar; persistência ou aumento da febre por mais de três dias ou retorno após 48 horas de período afebril, confusão mental, sonolência e letargia.


As pessoas com sintomas gripais devem procurar sua unidade de saúde (PSF) para atendimento, e adotar medidas de prevenção a disseminação do vírus, sendo:


- Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento.


- Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou com água e sabão;


- Vacinação em dia;


- Uso de máscaras de proteção facial, principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações das síndromes respiratórias agudas graves (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades); por pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19, influenza e demais síndromes respiratórias; e por pessoas em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde;


- Manter o distanciamento de 1,5 metro de outras pessoas;


- Manter os ambientes bem ventilados.


- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.


- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os


ambientes ventilados).


O teste rápido de antígeno para Covid está disponível em todos PSF´s e será realizado conforme avaliação do profissional de saúde.


VACINAÇÃO


Lucas do Rio Verde realizará uma Campanha anual de vacinação contra a Influenza, que nacionalmente acontece no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. A data a ser realizada no Município, ainda será divulgada, pois aguarda a chegada das doses a serem disponibilizas pelo Ministério da Saúde.


Na campanha contra a influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Já a vacinação da Covid-19 com a aplicação da Pfizer bivalente ocorre em todas as unidades de saúde para os grupos de: pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, gestantes, puérperas que já fizeram duas doses do esquema primário.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Explore o mtlinks

Aqui têm oportunidades para você se desenvolver ainda mais!

skyline da cidade

Explore Cidades

Divulgue sua empresa e encontre tudo o que precisa

Verificando as notícias online

Publique Notícias 

Novidades do mundo empresarial do nosso Estado

apresentação

Divulgue Eventos

Solução completa para divulgar os seus eventos!

Parceria

Contrate Profissionais

Anuncie uma oportunidade de emprego ou parceria em algum negócio

bottom of page