top of page

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Anuncie aqui!

Fundo de concreto

Pesquisa de Mercado

Avaliação de Tendências

Nossos profissionais qualificados estão prontos para auxiliar na análise de dados e na definição de estratégias eficazes de marketing.

Análise de Dados

Pesquisa de Consumidor

Conte com nossa expertise em estudos de mercado e avaliação de tendências para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Estratégias de Marketing

Feedback de Cliente

Obtenha feedback detalhado dos seus clientes para aprimorar a experiência e a satisfação do consumidor.

Uma mulher olhando gráficos na tela

SANTAREM-PA CRIANÇA MORRE E 4 FAMILIARES PASSAM MAL APÓS COMEREM MANDIOCA.

ree

Quando o socorro chegou, a criança de 3 anos de idade já estava morta


Na última quinta-feira, 4, uma família passou mal após comer mandioca acreditando ser macaxeira. Uma criança de três anos de idade morreu. O caso aconteceu no distrito de Distrito de Curuai, em Santarém, no oeste do Pará.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que a família comeu mandioca por volta das 15h e começaram a passar mal às 20h, que foi quando o socorro foi solicitado.


De acordo com o Samu, quando os socorristas chegaram na residência, a criança de três anos já estava morta e outra de cinco anos estava inconsciente. Também apresentavam sintomas um menor de 11 anos e dois adultos.


A família recebeu os primeiros atendimentos ainda na comunidade e depois foram levados para a comunidade Aninduba onde embarcaram em uma ambulancha e foram levados para o Pronto Socorro de Santarém, onde permanecem internados.


Diferença entre mandioca e macaxeira

A professora Priscilla Andrade, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em publicação da própria universidade, explica que há uma diferença na composição dos dois tubérculos, tornando um mais perigoso que o outro para ingestão:


“A espécie é Manihot esculenta Crantz para ambas, o que diferencia é o teor de cianeto presente na raiz. A macaxeira pode ser consumida logo após um curto período de cozimento. Enquanto a mandioca, a indicação é apenas o consumo de seus derivados, após preparação e retirada de todo veneno”, explica.


A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.


“Não é recomendável a identificação visual ao se procurar por particularidades nos tipos de mandioca. Tanto a macaxeira quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhantes nas raízes. Esses dois tipos são bastante parecidos e não podem ser diferenciados a olho nu, precisando de uma análise laboratorial para quantificação do ácido cianídrico” diz.

-------------------------------------//-----//------------------------------

Fonte

O Liberal .com

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Explore o mtlinks

Aqui têm oportunidades para você se desenvolver ainda mais!

skyline da cidade

Explore Cidades

Divulgue sua empresa e encontre tudo o que precisa

Verificando as notícias online

Publique Notícias 

Novidades do mundo empresarial do nosso Estado

apresentação

Divulgue Eventos

Solução completa para divulgar os seus eventos!

Parceria

Contrate Profissionais

Anuncie uma oportunidade de emprego ou parceria em algum negócio

bottom of page