Povo Judeu esperando de 7 a 8 horas na fila para doar sangue em apoio à guerra no sul de Israel.
- 8 de out. de 2023
- 3 min de leitura
O Povo Judeu permanece unido! Milhares de israelenses de todo Israel estão se dirigindo aos bancos de sangue locais e esperando de 7 a 8 horas na fila para doar sangue em apoio à guerra no sul de Israel.
Israel em guerra: o que você pode fazer para ajudar?
As imagens são horríveis demais. A dor é imensa. O medo é muito grande. E a confusão abunda. O que você pode fazer para ajudar?
A sirene de ataque aéreo perfurou o ar. Eu estava na sinagoga, comemorando a conclusão da leitura da Torá, e nos olhamos mistificados. Isso é um erro?
O estrondo distante do míssil patriota fazendo contato com o foguete do Hamas, juntamente com a persistente nuvem branca de fumaça no alto do céu, respondeu à pergunta. Não se tratava de um simulacro. Havia sete ou oito sirenes em Jerusalém ao longo da manhã, e os rumores estavam girando.
No final do Shabat, descobrimos que a realidade era muito pior do que os rumores. Inimaginável pior. Centenas de pessoas assassinadas, terroristas matando crianças a tiros em um show no deserto, famílias mantidas reféns em suas casas e mais de 100 pessoas - incluindo mulheres idosas e crianças pequenas - sequestradas e arrastadas para Gaza, seu destino desconhecido.
A nação de Israel está chorando. As imagens são horríveis demais. A dor é imensa. O medo é muito grande.
A confusão abunda. Como algo dessa escala poderia acontecer? Onde estava o exército israelense e sua alardeada inteligência? As famílias estão com saudades de entes queridos. Dezenas foram sequestradas. Todos nós conhecemos pessoas cujos filhos e cônjuges foram convocados e destacados sobre o Shabat, e eles, juntamente com todo o país, aguardam ansiosamente por atualizações e pelo que a próxima fase da guerra trará.
Agora é hora de lágrimas, não de palavras, não de respostas.
O que você pode fazer para ajudar
O que as pessoas ao redor do mundo podem fazer durante este momento terrível enquanto Israel se prepara para uma guerra que não buscava?
Aqui estão algumas ações concretas que todos nós podemos tomar.
1. Ore
Descarregue seu fardo e compartilhe suas lágrimas e temores com Deus. Ore pelos civis e soldados desaparecidos; rezar pelos feridos; orar pelos soldados que estão em perigo, servindo para proteger seu país; ore pelas famílias que perderam entes queridos e ore por todo o povo judeu.
Clique aqui para participar de um grupo de bate-papo para recitar Salmos para soldados e reféns.
Clique aqui para enviar sua oração através do Muro das Lamentações.
Há um costume consagrado pelo tempo de recitar Salmos em momentos de aflição. O rei Davi escreveu palavras comoventes que ecoam nossa situação hoje. São recomendados os Salmos 20, 83, 121,130 e 142.
Clique aqui para ler o texto da Oração pelos Soldados Israelenses.
2. Aumentar o estudo da Torá e o cumprimento de uma mitsvá, um mandamento.
Cada mitsvá, cada boa ação, aumenta a luz no mundo e cria uma força espiritual. Comprometa-se a aumentar seu desempenho de uma mitsvá com a intenção de criar um mérito para ajudar a proteger o povo de Israel – seja dando caridade, indo a uma aula sobre judaísmo ou comprometendo-se a aprender Torá por alguns minutos adicionais todos os dias. Suas ações fazem uma diferença espiritual.
3. Israelenses hospedam outras famílias
Devido à situação no Sul, muitas famílias foram retiradas de suas casas. Essas famílias precisam de um lugar para ficar, e há uma escassez de anfitriões. Se você mora em Israel, considere se inscrever para hospedar uma família evacuada aqui.
4. Trabalho sobre a Unidade Judaica
O governo e o exército foram totalmente surpreendidos por este ataque sem precedentes. Mas o que todos viram antes dessa guerra foi a falta de unidade sem precedentes no país, entre esquerda e direita, religiosos e não religiosos. Muitas pessoas sentiram que os próprios alicerces do nosso país estavam sendo enfraquecidos.
Que tragédia que é preciso uma guerra para nos unir. Unidade não significa unanimidade, que todos estão de pleno acordo. Significa um respeito e compreensão básicos do outro, uma tentativa genuína de ver a razoabilidade do outro lado, sua humanidade, e amá-lo como um irmão e irmã.
Durante esses dias fatídicos, vamos trabalhar conscientemente para diminuir as discussões e vilipêndios, e trabalhar para promover o amor e o respeito genuínos. Só podemos derrotar o inimigo se estivermos unidos.
Créditos: Rabino Nechemia Coopersmith




Comentários