
Situação na ONU: Não houve pronunciamento em relação a resolução do conflito terrorista em Israel
- 9 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Conselho de Segurança realiza sessão fechada sobre situação no Oriente Médio
Além de reunião em Nova Iorque, representantes da ONU seguem em contato com partes do conflito após ataques neste sábado contra Israel; forças de manutenção da paz das Naçoes Unidas observaram violência na fronteira com Líbano.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu neste domingo (08/10) em Nova Iorque em sessão fechada após os ataques na manhã de sábado contra Israel por militantes palestinos.
A Reunião ocorreu sem o pronunciamento oficial do presidente, o embaixador brasileiro Sérgio Danese, que não se posicionou frente ao conflito terrorista. Algumas horas após findada a reunião o chefe da ONU pelo Processo de Paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, afirmou que segue em contato com os Estados Unidos, União Europeia, Catar, Egito e Líbano “para discutir a guerra em curso” em Israel e Gaza, de acordo com seu escritório.
A composição da reunião é feita por 15 países membros sendo que dez são apenas ouvintes sem direito a voto e cinco membros com direito a voto (dois destes últimos são China e Rússia).
A prioridade do escritório é evitar morte de civis e entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Escassez de alimentos
Com a intensificação da violência, a população, incluindo crianças e famílias vulneráveis, enfrentam desafios no acesso a mantimentos essenciais, com redes de distribuição interrompidas e a produção gravemente prejudicada.
O Programa Mundial de Alimentos, PMA, pede acesso humanitário seguro e desimpedido às áreas afetadas, apelando a todas as partes para que defendam os princípios do direito humanitário, tomando todas as medidas necessárias para proteger vidas civis.
















Comentários